terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O LAR SANTA MONICA EM "LE CIRQUE"



Hoje tem espetáculo? Tem, sim senhor!
Senhoras e senhores, no dia 13 de fevereiro, o tio Lucélio falou para as meninas que nesse dia teriam um passeio especial. Mas não disse para onde. Encheu as coitadinhas de curiosidade até chegarem ao lugar prometido.  Não poderia ter sido diferente: muita surpresa e animação quando viram que ficariam ali mesmo: no circo!
O circo tem uma importância especial no processo de desenvolvimento das crianças. A arte circense trabalha o lúdico, a criatividade, valoriza o trabalho em equipe e proporciona o riso, que é uma das formas de expressão das emoções positivas, tão necessárias para todos que estão no Lar Santa Mônica.
Desenvolver uma atividade como essas numa instituição que vive de doações, não é tarefa fácil. Levar 23 crianças mais os educadores para participar de um espetáculo circense não sairia tão barato. Com a graça de Deus, existem pessoas generosas e as nossas meninas foram contempladas com entradas gratuitas para terem uma noite repleta de magia, de sonhos, de muita criatividade e alegria. A responsável por tudo isso foi a Dona Fernanda Gil, dona do Le Cirque (circo que está de passagem por Fortaleza).
Dona Fernanda imaginava que receberia apenas  adolescentes. Qual não foi o choque quando viu meninas tão pequenas com experiências de vida tão drásticas.
O tratamento foi vip. Pipocas, algodão-doce, pirulitos e uma água garantiram  que o show fosse ainda mais especial. Tudo doado com muito carinho pela Fernanda, que fez questão de recepcionar todos do LSM na entrada.
Sob a lona do Le cirque, as meninas puderam enriquecer suas experiências vendo um espetáculo de superação de limites com acrobatas, palhaços, bailarinas, malabaristas...Tudo estava repleto de magia. Até uma lixeira fez a diferença! Um das meninas perguntou:
-O que é isso, tia?
- Uma lixeira!
-Valha, nem parece!
A lixeira era a cabeça de um palhaço cuja boca era o local para jogar o lixo.
O interessante nisso tudo foi ver o olhar admirado das meninas, que a cada momento se surpreendiam; e a certeza de que pessoas de tão longe (Dona Fernanda é da Argentina) passam para elas o segredo da verdadeira felicidade: a caridade fraterna.
Deus abençoe a todos os que proporcionaram esses momentos inesquecíveis aos educadores e ao nosso respeitável público: as meninas do Lar Santa Mônica. Muito obrigado.





















sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

CARNAVAL 2013 NO LAR SANTA MONICA






 
Carnaval é uma festa que pode ser vivida de diversas maneiras. E o lar Santa Mônica  já criou seu próprio estilo, marcado por uma alegria que não termina depois da folia. 
 
Na segunda (11/02) , a festa de carnaval do LSM começou às 16h no parquinho. As meninas e os educadores estiveram fantasiados com máscaras e usaram spray com espuma para as brincadeiras. Alguns saíram dali parecidos com um boneco de neve de tão branquinhos; outros, saíram bem pretinhos de tanto rolarem no chão. Muitas risadas gostosas puderam ser ouvidas nesse dia confirmando que o trabalho difícil vale a pena.  

A comida ficou por conta dos deliciosos pães artesanais da Neiva Terceiro, que nos garante uma boa parceria. Refrigerantes e geladinhos deram um sabor a mais na festa, que teve muita dança e animação. As meninas dançaram muito. Que gingado elas têm!

A festa terminou às 19h para dar curso normal à vida e deixou um gostinho de quero mais.
 
Com a graça a Deus, a equipe do LSM  mostrou às meninas que é possível viver um carnaval com respeito ao próximo, experimentando valores que dispensam o prazer irresponsável e o uso abusivo de  álcool, drogas e sexo desregrado.  Essa realidade ruim é tão comum no carnaval em muitos lugares do Brasil, que a campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes é intensificada exatamente nesse período. Confira o vídeo da campanha na notícia anterior.

Após os dias de carnaval, tem início a quaresma. As  meninas participaram da missa de quarta-feira de cinzas, celebrada pelo Fr. Alberto, com a imposição das cinzas em suas cabeças. A frase: “convertei-vos e crede no evangelho” indicará para elas um caminho a ser seguido para um encontro verdadeiro com Cristo, sentido real da vida. Claro, isso através dos exercícios da caridade fraterna, tão lembrados e relembrados pelos freis e educadores.

Na missa, o  Fr. Alberto explicou para todos a importância da caridade, do jejum e da oração. As meninas ouviram tudo com atenção. E, se Deus quiser, irão cumprir direitinho essas “dicas” para uma vida mais feliz.

Nesse tempo quaresmal, os educadores também trabalharão com elas a Campanha da Fraternidade 2013, que este ano reflete sobre a juventude. É um momento propício para aprofundarmos as nossas meninas na busca de uma juventude mais saudável e que elas entendam que  também podem ser construtoras de um mundo novo.

Uma santa quaresma para todos. Amém!







sábado, 9 de fevereiro de 2013

CARNAVAL SEM VIOLÊNCIA SEXUAL


Campanha Nacional pelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes - Disque 100


Campanha ressalta proteção de crianças e adolescentes durante o Carnaval