domingo, 28 de abril de 2013

VERONICA BARBAZÁN -CONSUL ESPAÑOLA DE FORTALEZA- Y LOS AGUSTINOS RECOLETOS



O consulado Honorário da Espanha em Fortaleza  está inserido no Consulado Geral da Espanha em Salvador – Bahia, e tem por cônsul  honorária Verônica Barbazán, professora de Língua e Literatura Espanhola e Galega na Universidade Estadual do Ceará.



Verônica e sua irmã Susana são filhas de imigrantes galegos que fundaram em Fortaleza um restaurante  típico de sua terra  - La Paella – que elas administram até agora. As duas estão bem unidas aos Agostinianos Recoletos de Fortaleza, colaborando nas ações sociais e participando dos momentos festivos da família Recoleta.

Na última edição da revista CRE Nordeste ( Conselhos de Residentes Espanhóis) Verônica publicou um artigo explicando seu trabalho como cônsul Honorária em Fortaleza. Ainda nesse mesmo artigo, dedicou um espaço ao trabalho dos Agostinianos Recoletos desta cidade:

 “O Ceará tem  a honra de poder contar com a presença dos Agostinianos Recoletos, que prestam um grande trabalho de assistência a meninas em risco de prostituição, através do Lar Santa Mônica, que recebe ajudas da Espanha e também de empresários de nossa colônia espanhola e está dirigido pelo Frei José Alberto Moreno. O Seminário dos Agostinianos Recoletos está localizado no bairro “ Barra do Ceará”, bairro que também conta com o Cruzeiro de Santiago: Um presente de Manuel Fraga Iribarne, no ano de 2004, ao Marco Zero do Ceará, onde Pero Coelho de Sousa homenageou a coroa Espanhola erguendo o Fortim de Santiago.

Na Serra de Tianguá, uma pouco mais ao Norte do Ceará,  temos a presença do nosso Bispo D. Francisco Javier Hernández Arnedo, religioso Agostiniano, dinâmico e muito conhecido por seus trabalhos sociais”.

Parabéns a Verônica pelos seus 16 anos de serviço à colônia espanhola em Fortaleza. Que o senhor continue lhe dando saúde e forças para seguir  ajudando a todos com a mesma energia e alegria.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

A VENTURA DO SABER: LER PARA CRESCER




A educação é uma das prioridades do Lar Santa Mônica. E para facilitar o processo de alfabetização e formação das nossas meninas, os educadores deste abrigo desenvolveram um projeto de incentivo à leitura chamado  Ler para Crescer; com o objetivo de suscitar  nas  crianças e adolescentes o amor pelos livros e formar leitores críticos.
Em um encontro semanal, as crianças e adolescentes do Lar Santa Mônica se reúnem em dois grupos   para partilhar experiências vividas a partir de suas leituras. Elas se sentam em uma roda, a qual chamamos  Roda de Leitura, e são estimuladas a contar umas às outras as histórias lidas. É o que chamamos de troca de informações. Há também a troca de livros entre elas, já que uma história bem contada desperta interesse em outras pessoas. Cada menina faz um resumo da história lida, comenta a parte que mais gostou e, às vezes, recomenda a leitura a alguma outra coleguinha.  Há dias em que o educador sugere a leitura de um livro para elas; outras vezes, elas mesmas selecionam suas narrativas, que são simples e muito ricas. Junto com a obra que será lida, elas recebem também um ficha para ser preenchida com algumas informações básicas a respeito do livro e da própria historinha, que deverá ser entregue no dia da Roda de Leitura . Ao final de dois meses, uma singela homenagem é feita aos leitores mais comprometidos (aqueles que entregaram mais fichas). Dinâmicas, apresentação de fantoches, cd com histórias também fazem parte desse momento. 
O Projeto Ler para Crescer tem sua vivência  no dia a dia, com pequenos gestos, como, por exemplo, dedicação de pelo menos 20 minutos de leitura de qualquer gênero textual ( HQ’s, contos, editoriais etc).Outra estratégia usada é deixar livros expostos em uma estante para que elas mesmas escolham seu tipo de leitura. Muitas vezes, há que se ter muita paciência para não forçar alguma menina a ler, pois incentivamos a leitura prazerosa e não somente como uma obrigação. Com o tempo, muitas foram percebendo isso e sentem falta quando, por determinada eventualidade, não acontece a Roda de Leitura.
Este é uma atividade que tem dado muitos frutos na vida pessoal e escolar das meninas.  A maioria delas chega aqui com problemas de dicção, de concentração e até mesmo sem saber ler. Com o Projeto Ler para crescer, muitas meninas têm conseguido se expressar melhor, pois é certo que um dos benefícios da leitura é favorecer a boa comunicação de forma geral. Os resultados na escola também estão sendo satisfatórios, pois sabendo ler, podem obter bons resultados em todas as disciplinas
Outro papel importante que tem desempenhado este projeto é a aproximação das meninas com educadores e outros amantes da leitura. A  cada semana, uma pessoa é convidada a ler para as meninas. É interessante ver como elas penetram na história e se deixam envolver por ela, participando  com suas emoções e até seus preconceitos. É deste modo que conseguem ser tocadas pela leitura e transformar o seu modo de pensar.
Ler é compreender. No LSM, queremos dar a essas meninas a oportunidade de compreender os verdadeiros valores da vida; que saibam compreender a diferença entre o que é bom ou ruim para elas; que aprendam a sonhar. Se a leitura constrói sonhos, é também a partir dela que desejamos que as nossas meninas realizem cada um deles.


O Sonho
 
Sonhe com aquilo que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passaram por suas vidas.










segunda-feira, 1 de abril de 2013

VISITA FRATERNA DO PROVINCIAL E DO SECRETARIO NO LAR SANTA MONICA


 
O passado 20 de março o Lar Santa Monica recebia a visita do Pe. Provincial, frei Francisco Xavier e do Pe. Secretario, frei Benjamin. A visita foi rápida; se tratava da conclusão da visita fraterna que o Pe. Provincial fez na Delegação do Brasil desde o dia 1 ao dia 20 de março. No ultimo dia, antes de pegar o avião para voltar para Espanha, eles ficaram algumas horas no Lar para cumprimentar os funcionários, conhecer as meninas e observar os progressos nas construções, projetos e infra-estruturas.


Foram acolhidos no estile do Lar Santa Monica, com simplicidade e grande afeto. Primeiramente as meninas os levaram para conhecer as casas, depois uma roda de apresentações e explicações por parte do diretor, e seguido as crianças se apresentaram y cantaram umas musicas em espanhol, fruto das aulas que recebem. Também os educadores e a coordenadora tiveram um momento para partilhar sua experiência no Lar Santa Monica. Frei Xavier dirigiu umas palavras: manifestou sua surpresa pelos progressos feitos em quanto as estruturas e as acolhidas e encorajou a continuar a missão em prol das meninas e adolescentes sofridas, olhando com otimismo para o futuro na esperança das irmãs missionárias agostinianas recoletas que em breve estarão chegando no Lar santa Monica. Também falou para as meninas aproveitar esta oportunidade única de morarem no Lar Santa Monica, para poder sonhar com um futuro melhor.
Apois tivemos uma merenda para repor forças e poder continuar partilhando o dia a dia do Lar.

Agradecemos ao frei Xavier e ao frei Benjamim a sua presença e o carinho com as meninas e com esta obra dos Agostinianos Recoletos, que aos poucos vai tomando forma e vai-se manifestando como um grande coração aberto para acolher o sofrimento de tantas meninas e adolescentes.