sábado, 30 de dezembro de 2017

sábado, 2 de dezembro de 2017

QUIOSQUE DA SOLIDARIEDADE - RIOMAR FORTALEZA (Papicu)

Durante o mês de Dezembro o Lar Santa Mônica estará presente no Quiosque da Solidariedade no Shopping Riomar Fortaleza (Papicu) ofertando produtos artesanais e promovendo a conscientização da sociedade no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

No Quiosque você poderá comprar produtos artesanais produzidos pela Instituição: canecas, garrafinhas, cadernos para colorir, brinquedos educativos, etc. também poderá adquirir seus ingressos para o cinema solidário que acontecera no Riomar Kennedy no próximo dia 09/12/2017 e também conseguir sua MORINGA para realizar em casa deliciosos e saudáveis chás ou sucos dessa planta surpreendente. (https://www.chabeneficios.com.br/cha-de-moringa-beneficios-…)
Não deixe de nos procurar no Shopping Riomar Fortaleza (Papicu), no E2. 







CENTRO DE ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL SANTO AGOSTINHO (CAPSA)... AO LADO DAS MULHERES!

No ultimo bimestre dois temas foram muito trabalhados em toda sociedade brasileira, trata-se do Mês Amarelo e do Mês Rosa. O mês amarelo é uma campanha nacional que durante o mês de setembro procura ressaltar a necessidade da prevenção do suicídio. Lembrando que esse ato não é uma fraqueza, uma fuga, ou simplesmente ato heroico. Na sua quase totalidade o que está certo é a necessidade de acabar com uma dor emocional, e o desespero leva a acabar com a própria vida. O estatista mostra que em media acontecem 32 suicídios diários e na sua maioria entre os jovens. Esse tema é tão urgente e polemico que se tornou um problema de saúde publica. Tão importante quanto o Setembro Amarelo, é o Outubro Rosa que surge na década de 90 para conscientizar sobre a importância de conhecer o próprio, procurando sin tomas para diminuir a mortalidade causada pela doença do câncer de mama.



Nas palestras socioeducativas, associadas a círculos de conversas, ministradas pelos profissionais do CAPSA, teve como convidadas especiais a senhoras Maria Lucimar Ferreira e Antônia aparecida dos Santos Leitão. Essas mulheres promoveram momentos de conhecimento do tema, esclarecimentos diversos, conscientização e sensibilização acerca da necessidade de se conhecer e buscar ajuda. O mês foi marcado pelo fato positivo de trazer pessoas que enfrentaram as dificuldades na própria história de vida e através de fatos reais transformaram a sua realidade. Para as mulheres atendidas esses momentos as fortalecem para que busquem com confiança ajuda junto aos profissionais do Centro de Atendimento Psicossocial Santo Agostinho como formas de auxiliar com atendimentos especializados e encaminhamentos próprios.

domingo, 26 de novembro de 2017

O SINDICATO DOS MÉDICOS DO CEARA APOIA A SAÚDE DO LAR SANTA MÔNICA

Sindicato dos Médicos do Ceará é uma associação de profissionais que trabalha pela promoção da atividade médica e a melhoria contínua da saúde em todo o estado.

Desde a fundação em 1941, vem passando por fases constantes de renovação e inovação, tem como missão trabalhar pela valorização, promoção e defesa da atividade médica, bem como zelar pela saúde e dignidade de profissionais e pacientes, sobretudo daqueles que vivem em condições de vulnerabilidade.


A Drª Mayra Pinheiro, presidente do Sindicato dos Médicos, em Julho de 2017 realizou uma primeira visita com estudantes de medicinas e médicos ao Lar Santa Mônica. Através da  primeira ação realizada no dia 25 de Julho do corrente ano, surgiram vários encaminhados, entre eles as crianças e adolescentes que necessitam de aparelhos ortodônticos  encaminhados para a UFC. Fomos contemplados com o projeto do Curso de Odontologia também da UFC vinculado a Pró-reitora de extensão denominado “ Crescendo sem Carie e sem Doenças Periodontal”, onde a cada quinze dias todas as meninas recebem orientações teóricas e praticas no cuidado da saúde bucal.

Outra ação importante está relacionada ao setor de oftalmologia, foram consultadas 16 meninas e dessas onze necessitavam usar lentes corretivas. As consultas foram realizadas gratuitamente e todas as meninas receberam armações de qualidades e entes corretivas de ultima geração. Essa parceria é algo que vem suprir nossas necessidades em relação ao déficit de atendimento no SUS- Sistema Único de Saúde, a parceria está firmada por tempo indeterminado e queremos agradecer A Drª Mayra Pinheiro-Presidente do sindicato dos Médicos, ao senhor Ayake andrade – Representante das Lentes Hoya, Emanuel Pontes da ótica Emanuel, Drº Emar Fernadnes e Drª Adriana Paula Araujo da Silva Melo – membros da Diretora do Sindicado.


domingo, 12 de novembro de 2017

BRINCANDO E APRENDENDO

Comemorando o mês dedicado as crianças, nós do Lar Santa Monica participamos de uma tarde de diversão e alegria, preparada especialmente para as crianças e adolescentes dos acolhimentos Institucionais.

Promovida pelo Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública na Infância e Juventude. Nossas meninas além de se divertirem aprenderam muito, pois houve oficinas de culinária, confecções de objetos e brinquedos, informática e tudo isso foi intercalado com danças, pula-pula, pinturas, etc. Sem falar no lanche, que se deliciaram para valer.

Também tivemos a festa das crianças do CEU – Condomínio Espiritual Uirapuru. Vários amigos, parceiros e faculdades ajudaram a construirmos a festa para as crianças do CEU e no entorno com muita diversão e fazendo memoria o doa de Nossa Senhora Aparecida.

O dia começou com pula-pula, algodão doce, pipocas, picolés e ao final do dia com a Celebração Eucarística especial para as crianças presidida pelo Frei José Alberto Moreno – OAR, na Igreja Santíssimo Sacramento no condomínio, como agradecimento pelo dia das crianças e pedindo as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida para o nosso país e todo o mundo.

E a diversão do mês, não parou por aí. Diversos grupos nos fins de semanas proporcionaram para nossas meninas, festas comemorativas culminando com o dia dasprincesas. Grupos de amigos trouxeram a representação de vários personagens infantis, para alegria das pequeninas. Além da diversão, trouxeram varias doações de mantimentos, materiais de higiene e limpeza para o Lar Santa Mônica.







quarta-feira, 1 de novembro de 2017

VIOLÊNCIA EM AUMENTO NO BRASIL!

A violência no Brasil esta alcançando níveis alarmantes. Para fazer esta afirmação nem precisamos ser sociólogos, nem jornalistas, basta olhar ao nosso redor a cada dia e comprovar como é difícil transitar com segurança nas ruas e ate nos transportes públicos, o mesmo ficar na própria casa.

O Diário do Nordeste na edição do 31/10/2017 diz que "o numero de mortes violentas registrado no Brasil chegou a 61.619 em 2016, alta de 4,7% em relação ao ano anterior. isso significa que sete pessoas foram assassinadas por hora no país, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Publica".

Dentro desta onda de violência, destacamos também a violência contra mulher. O Brasil registrou, em média, 135 estupros por dia no ano passado. Foram 49.497 casos no total, 4,3% a mais que no ano anterior.

Estudos indicam que há grande subnotificação dessas ocorrências. Houve 533 casos de feminicídio, crime hediondo que se comete contra a mulher justamente pela sua condição de mulher. A lei em 2015 endureceu as penas para estes delitos mas falta ainda formação em valores éticos para que as novas gerações não reproduzam estas atitudes. Esta é uma tarefa de todos: família, escola, organizações.... 

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

LAR SANTA MÔNICA E A REDE PETECA

O Lar Santa Monica/Rede Free e girl participou no dia 10 da celebração pelos nove anos do PETECA pra apoiar o trabalho que esta realizando o MP do trabalho do Ceara junto com a rede da sociedade no combate a exploração do trabalho infantil. Tivemos ocasião de parabenizar ao Dr. Antonio e agradecer pela maravilhosa intervista que deu pra o vídeo institucional do Lar Santa Monica e cumprimentar ao deputado Renato que manifestou seu grande interesse de visitar ao Lar Santa Monica.

Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil é um projeto que visa a promoção dos direitos da criança e do adolescente e a erradicação do trabalho infantil no país a partir da comunicação. Buscamos disseminar informações relevantes sobre o tema por meio de campanhas, reportagens, colunas e materiais de apoio disponíveis no site e nas páginas do  YouTube e do Facebook da Rede Peteca. O intuito é articular atores estratégicos, engajar a sociedade em torno da questão e influenciar políticas públicas (advocacy) que contribuam para o fim do trabalho infantil. O projeto, lançado em 26 de setembro de 2016, é resultante da parceria entre a Associação Cidade Escola Aprendiz, o Ministério Público do Trabalho e a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE).
O nome do projeto bem descreve nossas ações e objetivos. Trabalhamos em rede porque entendemos que a intersetorialidade é imprescindível para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. O objetivo da Rede Peteca é contribuir na formação e informação dos agentes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), governo e sociedade civil.






sexta-feira, 6 de outubro de 2017

ABARF: EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE, EM FAVOR DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES


A Associação Beneficente dos Agostinianos Recoletos de Fortaleza - ABARF, esta muito feliz por ter realizado dois dos seus projetos para este ano 2017 como são a produção solar do 60% da energia (1.500 kwh) consumida na unidade de acolhimento Lar Santa Mônica e a purificação do 100% da água (15.000 litros/dia) que se consume na instituição através de geradores de ozônio.

Nos dois casos tem-se conseguido grandes melhoras sociais, institucionais e pessoais.

Em quanto a produção de energia solar a ABARF se coloca ao lado de empresas e instituições que defendem o meio ambiente optando por energias limpas e renováveis. Tem sido possível também diminuir em um 60% a conta da energia, pudendo assim aproveitar esses recursos para projetos como educação, saúde, etc. em beneficio das crianças e adolescentes.

Em quanto à purificação da água através do sistema de geração de ozônio os benefícios tem sido imediatos. Trata-se de um água muito mais pura e beneficiosa para a saúde, descartando o uso de cloro que deixa resíduos tanto na natureza como dentro do organismo das pessoas.


Para tocar neste projetos a ABARF tem escolhido duas empresas importantes nos respetivos setores da energia renovável e da higienização da água, como som a ECO Soluções em energia e a Superzon, respetivamente.


Acreditamos que a experiencia deva ser acrescentada e por que não repetida em outras empresas e associações.


quinta-feira, 28 de setembro de 2017

SHOW BENEFICENTE: 8 ANOS CUIDANDO DAS VITIMAS DA VIOLÊNCIA SEXUAL

O próximo sábado 30 de Setembro, a partir das 19h, a Ordem dos Agostinianos Recoletos estará realizando show beneficente para a poiar as crianças vitimas de abusos e violência sexual.

Venha participar, sua participação é importante.
Vamos reservar essa data e vir prestigiar o Show Beneficente que vai parar a Cidade de Fortaleza com muita Solidariedade.

Adquira já o seu ingresso, traga sua família e amigos... Artistas e famosos unidos em prol das crianças e adolescentes do Lar Santa Mônica.
Venha se unir a este gesto de amor e curta uma noite em família e amigos com muita música Boa, alimentação, lazer e apresentações. 


Ingressos R$ 20,00
Estacionamento gratuito
Local: Lar Santa Mônica, Condomínio Espiritual Uirapuru (Av. Alberto Craveiro 2222 - Boa Vista, Fortaleza)

Maiores informações: (85) 3469.9177

Whatsaap: (85) 98685.5553.
Facebook:https://www.facebook.com/larsantamonica/

sexta-feira, 14 de julho de 2017

VOLUNTARIADO É UMA VIA DE MÃO DUPLA

visita na casa de uma das acolhidas do LSM
Faz pouco que temos regressado na Espanha apos ter passado umas semanas no Lar Santa Mônica e já estamos com saudades!


Este tem sido o meu quinto ano como voluntária no LSM, lugar mágico que cativa. Lembro que quando frei Alberto nos apresentou o projeto LSM alguma coisa dentro de mim gritou forte e desde o primeiro momento me apaixone por esta missão. Quando cheguei aqui por vez primeira no ano 2012 soube que o Lar permaneceria sempre no meu coração.


Ano apos ano, tenho tido o privilegio de voltar aqui, mas os sentimentos não mudam; eles são doces e amargos. Doces porque sei que no Lar Santa Mônica estas crianças recebem de volta uma vida roubada e um futuro e amargos porque conhecemos a triste historia que carregam.


povo de rua
fabela da Barra do Ceara
Todos os anos visitamos as famílias de algumas das meninas e podemos comprovar como as coisas não melhoram. As casas continuam sendo barracos de papelão o de tijolo sem reboco e sem piso, o fedor e a sujeira… e o pior de todo e que mais doe, como se acomodam a viver nessa miséria. Doe pensar que as meninas acolhidas agora no Lar Santa Mônica tem morado nesses ambiente tão desumanos. Me impressiona também todas essas mulheres que são atendidas no CAPSA na Barra do Ceará: a fome com que recebem o sopão, a cesta básica que recebem com imensa gratidão porque será isso que salve um pouco a despensa desse mês. 

Mas, quando voltamos para o LSM voltamos a ver a luz. Porque se alguma coisa o LSM nos oferece é vida , carinho, preocupação pelas crianças, dando esperança e promovendo um futuro digno. Sempre da para sentir essa magia neste lugar maravilhoso que eu chamo “o paraíso”
Vista aérea do LSM


Tem passado cinco anos e as meninas que conhecemos crianças são hoje adolescentes. Ano apos ano as temos visto crescer! É tão gratificante observar como já esta adquirindo os valores verdadeiros da vida: ganhando em autonomia, trabalho, estudo, responsabilidade, construindo o seu futuro… e as mais pequenas da turma, brincando e recuperando a infância que lhes foi negada. 


Sempre falo estas meninas são um exemplo para minha vida de coragem e superação. Elas tem-me ajudado a valorizar muito mais a minha vida, especialmente as coisas simples. Descubro que no ter não se esconde a felicidade mas nos abraços, nos sorrisos, nos olhares… O que eu como voluntaria ofereço é nada comparado com tudo o que estas crianças tem-me dado ate agora. Por isso, a cada ano quando chega o tempo das ferias na Espanha só penso em voltar para o Lar Santa Mônica ficar com nossas meninas.


Obrigado, meu Deus, pelo Lar Santa Mônica, esta família maravilhosa que cuida delas todos os días do ano. Obrigado, mais uma vez, por ter colocado esta obra de Deus no meu coração e permitir-me voltar a cada ano.


ARTE DE VIVER - SARAU DE POESIA

E se pudéssemos parar a máquina implacável do cotidiano?           
E se por alguns instantes o mundo fosse todo o universo interior que há em nós?
E se explorássemos esse universo interior a tal ponto que encontrássemos o nosso verdadeiro eu?

                                                                                                





Talvez nesse mundo inexplorado que é o ser humano, descobriríamos que em meio às contradições da vida, no descompasso que é a existência humana, aí reside toda a beleza e por que não dizer o sentido dela. Há quem afirme que a arte é a possibilidade de encontrar o que existe de sagrado em cada um de nós. É o encontro com o divino. De repente distâncias já não há entre o homem e Deus.   

 Eles se fundem pelo poder da palavra, da poesia, da música que desperta em nós aquilo que estava esquecido, aquilo que nem sabíamos que existia. Mas que está lá, em algum lugar, esperando apenas um sinal para transbordar. Assim é o sarau. Encontros que nos fazem transbordar. A arte de viver expressa no papel, na musica, na dança...


São momentos como esses que os amigos (as) e parceiros (as), nos oferecem através das atividades recreativas nos fins de semana ou em datas especificas para nossas meninas de 07 a 18 anos vítimas de violências sexuais acolhida no Lar Santa Mônica.