UM ENCONTRO PESSOAL COM JESUS ATRAVES DA
ORAÇÃO
A Oficina de Oração e Vida (TOV) é um movimento eclesial católico. É um serviço apostólico, único, aplicável em todos os países, que chegou a aprovação da Santa Sé.
O fundador das Oficinas de Oração e Vida é Frei Ignácio Larrañaga sacerdote franciscano, capuchinho, originário da Espanha, que tem desenvolvido uma ampla ação animadora e evangelizadora durante 30 anos na América Latina, América do Norte e Europa. É o fundador dos Encontros de Experiência de Deus com início no Brasil em 1974, e das Oficinas de Oração e Vida que datam de 1984.
O Lar Santa Monica foi contemplado com a maravilha da Oficina de Oração e vida. Em 10 encontros as crianças, adolescentes e educadoras, puderam vivenciar uma nova forma de se relacionar com Deus.
Outro testemunho da D.S “ Gostei muito do silencio no momento do deserto, porque ali quietinha eu pude falar com Deus, a natureza me ajudou a conversar com o Pai do Céu.” Em geral as facilitadoras da oficina propiciaram as meninas momentos de achegar-se até o Deus Vivo. Elas quase não tinham a pratica de manusearem a bíblia e agora gostam de procurar textos bíblicos e fazerem leituras, questionam o que não entendem da passagem bíblica - (cada uma ganhou a sua própria bíblia,doadas pelas orientadoras).
O fato de ter uma intimidade com Deus, de se sentirem amadas pelo Pai, de aprenderem a silenciarem, de se colocarem no lugar de Jesus e saberem quais são as suas qualidades e como usá-las no dia a dia, tudo isso ao longo do tempo vai trazer mudanças a vida de cada uma delas. Embora essas mudanças já iniciaram.
Um dos pontos fortes também é a questão da Nossa Mãe do Céu, Relato de uma delas: "A oficina me ensinou a falar com Deus e é no silencia na qual a gente senti Jesus, ali conosco, pertinho de nós. No dia do deserto as meninas foram pacientes e carinhosas comigo, elas também me ensinaram a partilhar... essa parte é que mais me tocou: A PARTILHA" (N.M.S.)
Essa presença de Maria durante as oficinas também fez com algumas das meninas percebessem que mesmo tendo uma mãe que muitas vezes não as ama, respeita e valoriza , elas puderam encontrar isso na mãe de Deus. Uma mulher cheia de humildade, beleza, modelo de amor ao próximo e que acolhe todos nós seus filhos muito amados.
Agradecemos
a todos as facilitadoras que nos acompanharam nesses encontros da Oficina
de Oração e Vida. Foi muito importante trilhar esse caminho ao lado de
Jesus, percebendo seus passos, um convite para amarmos como Ele
amou, sentir como Ele
sentiu, pensar como Ele pensou e reagir como Ele reagiu...
Que
a vivencia da oficina de oração e vida possa trazer as meninas uma nova
esperança, curar as feridas causadas por tantos abandonos, por tantas dores e
violência, que seus medos sejam transformados em esperança de dias melhores
tendo sempre a certeza de que Deus nos ama de maneira incondicional.