Todos reconhecem a importância dos bons hábitos de trabalho, de organização, de bom desempenho das tarefas escolares e do trabalho em equipe. São valores que o LSM deseja para cada uma das meninas que aqui chegam e que deveriam ser assumidos livremente por elas. Entretanto, é necessário reconhecer que a história de vida que tiveram foi tão dura, que não permitiu ao menos que elas soubessem diferenciar o que é bom ou ruim para elas mesmas e para os demais. Assim, elas chegam no LSM sem a vontade de se ajudarem de modo espontâneo.
Como uma forma de incentivar as meninas no desenvolvimento de suas personalidades e na construção de novos valores para a vida, o Lar santa Mônica adota a Pedagogia do estimulo e da restrição de privilégios: o JOGO DA VIDA!
Esse jogo consiste em despertar nas meninas o interesse para realizar suas próprias obrigações, tais como, a realização das tarefas escolares, a colaboração nos afazeres domésticos, o cuidado com a natureza e os animais, bom comportamento e respeito consigo mesma e ao próximo.
Todas participam do jogo de modo individual. Para ganhar prêmios (privilégios dentro de uma instituição que vive de doações) elas devem ter atitudes e ações espontaneas de colaboração e ajuda reciproca, sem que haja uma imposição. Quando a menina se comporta bem, fazendo "o que deve", a menina não ganha nada, pois apenas cumpriu seu dever; cada vez que a menina tem uma atitude de companheirismo ou faz um gesto de caridade, ponto para cima (ganha); cada vez que deixa de cumprir sua obrigação, ponto para baixo (perde).
Assim como no dia-a-dia da VIDA, elas e todos nós podemos GANHAR ou PERDER, conforme nossas escolhas.
Os privilégios que elas podem ganhar ou perder são chocolates, pipocas, xilitos, passeios ao teatro ou piscina, cremes e perfumes, cinema, participação nas festas coletiva do CEU, etc.
O jogo da vida tem ajudado bastante na organização do Lar Santa Mônica. Porém, mais do que organizar o ambiente, essa é uma forma de organizar a vida das meninas, de trabalhar sua auto-estima e confiança.
As situações de aprendizado são tratadas de maneira digna, em que as meninas aprendem com os próprios erros, elas entendem que depende delas para terem (mais do que isso, para serem uma pessoa diferente e com muitas conquistas na VIDA). No jogo, assim como na vida, elas podem perder ou ganhar, podem tentar novamente, conhecer com amor, podem ter esperança e vontade própria.
Essa é uma forma de ensinar as meninas a construir a própria história, de fazer com que elas entendam suas vidas e de dizer que elas são capazes de serem pessoas melhores. É dar a oportunidade para que elas FAÇAM A MELHOR ESCOLHA.
O momento de entregar as premiações de quem ganhou, é feito com muita solenidade, todas estão juntas, os educadores participam, é valorizado a ação positiva de cada uma e para as vencedoras é uma festa e para aquela que não atingiram a pontuação é momento de reflexão e um convite a mudança.
Durante todo o mês fica exposto em cada casa, em lugar visível, o cartaz do jogo da vida, onde tem a foto de cada criança. No final de cada dia as educadoras fazem uma analise das atitudes e com uma canetinha de marcar texto colocam os pontos. Esse momento é feito junto com as crianças/adolescentes, para que elas acompanhem o jogo.
Depois da terceira edição do JOGO DA VIDA, ele ganhou um mascote, um ursinho chamado “PUNTITO”, é a representação simbólica dos pontos. Ele ajuda, encoraja, animae fiscaliza as crianças na pontuação do jogo.
Quais atitudes vocês colocaram no cartaz?
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