terça-feira, 29 de janeiro de 2013

RECOLHIDA A PRIMEIRA CRIAÇÃO DE PEIXE NO LAR SANTA MONICA


Um ano atrás, a Fundação “Caja RIoja” concedeu ao Lar Santa Mônica a quantia de 11.700 Euros para a criação do projeto “Pescadito en tu mesa” ( peixinhos na sua mesa). Com esse dinheiro, foram feitas as instalações e já conseguimos a primeira remessa de peixes.

O projeto consiste em que um cata-vento tire água de um poço que tem ligação com um açude  que está próximo. ( Uma bomba elétrica substitui o cata-vento nos dias de pouco vento). A água chega a uma depósito elevado de 2.000 litros que se usa tanto para a irrigação das mais de 800 árvores que foram plantadas ( Projeto “Albergue verde”) como para o abastecimento do tanque dos peixes. A água destinada aos tanques passa por um filtro de carvão para purificar a água do açude, pois não vem em boas condições. Por dia, é renovada aproximadamente 10% da água dos tanques.

A primeira remessa de peixes tilápia do Nilo foi produzida no tanque de 30.000 l. Foram pescados 200 peixes de uns 300 gr. cada um, limpados e congelados para consumo posterior.


Uma quantidade incontável de pequenos peixinhos foram pescados e colocados na nova piscina com capacidade para 60.000 l. Enquanto espera a limpeza da primeira piscina, o projeto contempla agora a colocação de 1.500 alevinos de tilápia, que poderão ser consumidos daqui a seis meses.

O projeto visa a reduzir os custos com alimentação, melhorar a qualidade da mesma com o consumo de peixe e, ao mesmo tempo, ser responsável com o meio ambiente e de mostrar às meninas a capacidade de transformação e de progresso através dos meios naturais

Pode assistir á pescaria no: Youtube: http://youtu.be/04NcJAFJPh8

  • Noticia em espanhol:

Hace un año que la Fundación Caja Rioja condeció al Hogar Santa Mónica la cantidad de 11.700 Euros para montar el proyecto "Pescadito en tu mesa". Con ese dinero han sido construidas las instalaciones y hemos recogido ya la primera remesa de pescado.




El proyecto consiste en un molino de viento que saca el agua de una gran cisterna subterranea que comunica con un lago proximo. (Una bomba eléctrica sustituye al molino en los días con poco viento). El agua llega hasta un depósito elevado de 2.000 litros que se usa tanto para la irrigación de los más de 800 arboles que ya han sido plantados (Proyecto Albergue verde) como para el abastecimiento de las piscinas. El agua destinada a las piscinas pasa antes por un filtro de carbón para purificar el agua de lago, pues no viene en muy buen estado. Al día es renovado aproximadamente el 10% del agua de las piscinas.


La primera cría de pescado tipo tilapia del Nilo se ha producido en el tanque de 30.000l. Fueron recogidos 200 pescados de unos 300gr cada uno, limpiados y congelados para su posterior consumo.

Una cantidad innumerable de pequeños pececitos fueron recogidos y colocados en la nueva piscina con capacidad para 60.000l. A la espera de la limpieza de la primera piscina el proyecto contempla ahora la colocación de 1.500 alevines de tilapia que podrán ser consumidos de aquí a 6 meses.


El objetivo del proyecto es reducir los costes con alimentacion, mejorar la calidad de la misma con el consumo de pescado, y al mismo tiempo ser responsables con el medio ambiente y con mostrar a las niñas la capacidad de transformacion y de progreso a traves de los medios naturales.

Youtube: http://youtu.be/04NcJAFJPh8











Nenhum comentário:

Postar um comentário