sábado, 12 de setembro de 2015

LAR SANTA MÔNICA SEIS ANOS FAZENDO A DIFERENÇA

Em um contexto marcado pela desigualdade social, abandono físico, espiritual, intelectual e com indicies que a cada dia aumenta as estatísticas de violência contra as crianças e  adolescentes, surge há seis anos o Lar Santa Mônica sendo um espaço diferenciado para acolher meninas vitimizadas.
Quando se fala em abuso sexual e exploração sexual comercial e não comercial, Fortaleza se destaca ocupando as primeiras colocações entre as cidades brasileiras com maiores números de casos registrados. Em termos de região é a segunda capital Nordestina com mais notificações de violência  Sexual.
No dia 19 de março de 2009 chega uma nova esperança a todo esse contexto. Se fixa no CEU – Condomínio Espiritual Uirapuru a pedra inaugural de um projeto inovador, futurístico, com muitos desafios e com a certeza que a partir dessa data se iniciava um tempo histórico de um projeto da Ordem dos Agostinianos Recoletos,  que se tornaria ponto de referencia para o Combate a Violência Sexual Contra Criança e Adolescente.
E no dia 27 de Agosto do mesmo ano, inaugura a primeira casa que no 12 de outubro ( dia dedicado as crianças) recebe as três primeiras moradoras.
Desde esses primórdios, o Lar Santa Mônica não para de crescer, mais uma vez se faz importante ressaltar o quanto crescemos a cada ano em termos de espaço físico de acomodações digna e necessárias para desenvolvermos com qualidade as atividades que servem como base para a reestruturação, crescimento e desenvolvimento total e incondicional  das meninas por nós atendidas.
Em termos humanos 86 meninas já foram acolhidas no Lar Santa Mônica.
Algumas pessoas podem até imaginar que oitenta e seis meninas acolhidas nesse período não seja um número significativo, porém se formos quantificar o bem e esforço dispensados para reestruturar, promover, resignificar e defender essas vidas, podemos dizer que graças a esse projeto humanitário e de bases cristãs que visa dignificar as filhas preferidas de Deus, os seres humanos esquecidos as margens da sociedade, dizemos que “ Ojala outros projetos particulares e governamentais pudessem em seis anos fazer 1/3 do que se fez até o presente momento no Lar Santa Monica..”
Muitos avanços e desafios tornam essa missão abençoada por Deus, desafiadora e com olhares sempre atentos para novas demandas e novas necessidades.
Durante esse ano muitos pontos serviram de base para comemorações: as ajudas recebidas de pessoas e instituições brasileiras, os inúmeros investimentos de colaboradores e organismos do exterior, ajuda de voluntários  internacionais ( que residiram no projeto, junto as crianças e adolescentes por três a seis meses), o crescente desenvolvimentofísico, intelectual e emocional das crianças e adolescentes que vivem no LSM.


Para comemorar mais um ano de existência desse espaço que defende e promove vidas, no dia 27 de Agosto realizamos o segundo show beneficente, desta vez nas dependências do Lar Santa Mônica, no espaço dedicado a eventos.
Esse momento foi de grande diversão e festa para as moradoras do Lar e todos os convidados, com um ambiente seguro e familiar. Como protagonistas das comemorações as crianças e adolescentes se divertiram muito, os cantores Guto Ribeiro e Waldonys (atrações da noite) foram muito carismáticos e tiveram um cuidado e atenção todo especial com todos.
O cantor Guto Ribeiro cativou a plateia pelo seu carinho e envolvimento com todas  as pessoas presentes e o cantor Waldonys levantou a plateia para dançar e propiciou a todos um momento muito bonito com a participação especial do Frei Alberto (diretor do Lar), tocando acordeão.
Para que a festa fosse mais brilhante e garantir um ambiente mais gostoso, contamos com a colaboração e apoio das equipes da gincana da amizade, que se organizaram através de barracas para vender lanches, bolos, salgados, refrigerantes e comidas típicas.

O Lar Santa Mônica nesses seis anos fez e está fazendo a diferença no que se refere a um  ambiente de acolhimento institucional, onde as crianças e adolescentes tem a oportunidade de sonhar e buscar mecanismos para realizar esses sonhos. No palco da vida elas estão sendo as protagonistas, em uma sociedade que muitas vezes as ignoram elas se tornam as estrelas principais, tendo seus direitos assegurados e a oportunidade de exercer sua cidadania.

A comemoração de seis anos de existência vem dar a todos nós a certeza que o Lar Santa Mônica é a oportunidade de que seres humanos tão pequenas e fragilizadas  possam trilhar um novo caminho, vivenciar uma nova esperança, sem medo em busca de novos ideais

Que Santa Mônica siga nos protegendo, intercedendo pela vida inquieta de cada menina que vive e que venha a viver no Lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário