sexta-feira, 23 de setembro de 2016

23/09 Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças

O Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças é comemorado em 23 de setembro. Foi criado pela Conferência Mundial da Coalizão Contra o Tráfico de Pessoas em coordenação com a Conferência das Mulheres, realizada em Dhaka, Bangladesh, em janeiro de 1999. Foi um 23 de setembro de 1913 quando se promulgou a primeira lei no mundo contra a exploração comercial infantil.

Tráfico de seres humanos é a venda e exploração de crianças e adultos. Os traficantes exploram a vulnerabilidade das pessoas, que pode ser agravada por fatores como a pobreza, a discriminação, a desigualdade de gênero, a violência contra as mulheres, a falta de acesso à educação, os conflitos étnicos e os desastres naturais.

Em todo o mundo, 1,8 milhões de pessoas sofrem o flagelo deste crime cuja magnitude e rentabilidade só é comparável ao tráfico de drogas e armas.
Em um relatório de Maio de 2015, a Comissão Européia salienta que o tráfico para exploração sexual não foi abordado de forma eficaz e não TAM diminuído.

As mulheres e meninas brasileiras são uma das populações mais explorados em toda a Europa. Hoje a Polícia Nacional espanhola prendeu 15 cafetões brasileiros responsáveis ​​pelo tráfico de mulheres na Espanha.

Dede o Brasil Associações como os Agostinianos Recoletos de Fortaleza, ajudados por organizações européias como Ayudafortaleza, La Esperanza, We World, Free e Girl, Adveniat... e muitos organismos públicos e pessoas particulares lutam para na Europa e no Brasil mulheres e crianças sejam respeitadas novos caminhos de dignidade sejam abertos em prol de um desenvolvimento digno das pessoas.


Este vídeo postado hoje por RTVE aborda alguns dos aspectos mais atuais do tráfico humano de mulheres e crianças na Europa.


http://www.rtve.es/alacarta/videos/programa/td1-prostitucion-la1master/885031/

Nenhum comentário:

Postar um comentário