terça-feira, 12 de março de 2013

DIA DA MULHER NO LAR SANTA MÔNICA


O Dia Internacional das Mulheres é comemorado no mundo todo com eventos e muitas vezes manifestações a favor dos direitos das mulheres.
No Lar Santa Mônica, durante a semana do dia 04 ao 08 de março, o Dia Internacional das Mulheres foi celebrado através do Projeto Mulher, que a cada dia apresentava às meninas a história de grandes mulheres que marcaram a humanidade; com o objetivo de despertar nessas crianças e adolescentes( futuras mulheres) o desejo de serem também grandes mulheres, capazes de acrescentar algo mais significante à vida.
Contação de histórias, filmes, músicas e pequenas palestras incrementaram o Projeto, que teve na sexta-feira, dia 08, uma convidada especial na pessoa da Defensora Pública Drª. Érica Regina, titular da 5ª Vara da Infância e da Juventude da comarca de Fortaleza. As comemorações tiveram seu encerramento com a celebração da Santa Missa no final da tarde.
A Drª Érica, mais uma vez em visita ao Lar Santa Mônica, falou sobre a importância de lutar para se conquistar um espaço na sociedade. Incentivou às meninas, sobretudo, na questão dos estudos e explicou a importância de não dar desculpas para transformar a própria história, impondo respeito e valorizado a vida.
Sempre muito agradável, a Dr. Érica distribuiu flores em forma de pirulito às meninas, que interagiam com a Defensora respondendo perguntas sobre a condição da mulher no contexto atual.
Diante da situação de violência que passaram as meninas do LSM e da vergonhosa posição que ocupa o Brasil no ranking de países que mais violentam suas mulheres ( Segundo o Mapa da Violência de 2012, produzido pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking mundial de mulheres assassinadas, com 4,6 mortes a cada 100 mil habitantes do sexo feminino), o objetivo do LSM é comemorar esta data do Dia Internacional das Mulheres não apenas com homenagens, mas de mostrar exemplos e de incentivá-las a construir um mundo melhor, através dos caminhos da paz e da força de vontade; do exercício do amor fraterno e da cidadania.
Queremos agradecer a todas as mulheres que se doam para fazer do Lar Santa Mônica um ambiente mais justo e humano.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, modelo de mulher, mãe, esposa e trabalhadora, ilumine e proteja as mulheres de nosso país. Amém!

Parabéns a todas as mulheres!

“Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior,
porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana.
Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem,
exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro.
Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande.
Bem aventurada quando nela e ao redor dela, acolhe, faz crescer e protege a vida.
Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dos seus.
Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano.
Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida.
Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.” ( autor desconhecido).
















Nenhum comentário:

Postar um comentário