sexta-feira, 1 de agosto de 2014

NAS MÃOS DE DEUS E NAS NOSSAS

Mosteiro de "San Millán" (La Rioja, Espaha)
Hoje, primeiro de agosto, no blog oficial da Ordem dos Agostinianos Recoletos o Prior Geral publica uma breve resenha (Nas mãos de Deus e nas nossas) da reunião que manteve no mosteiro recoleto de "San Millán", com os 8 Priores Provinciais, com objeto de revitalizar e reestruturar a vida da Ordem.


O Lar Santa Mônica, composto de religiosos/as, funcionários, voluntários, beneficiarias, etc., todos inspirados pelo carisma agostiniano recoleto, deve sentir-se parte viva e ativa deste importante processo na vida da OAR por isso os transcrevemos as palavras de frei Miguel Miró. Com toda certeza irão servir para revisar se o serviço de caridade que realizamos em Fortaleza esta em consonância com o sentir da Ordem. 

__________________________________________________

“Começamos perguntando-nos o que Senhor pede aos agostinianos recoletos. Em resposta a esta pergunta radical, elaboramos o Projeto de Vida e Missão da Ordem, que propõe as decisões a serem tomadas nos anos 2014 – 2016 em vista à revitalização da Ordem.

Para elaborar este Projeto, partimos de nosso carisma, ou seja, do Espírito. Ele é quem configura nossa identidade de agostinianos recoletos, dá sentido a nossa vida comunitária  e é o fundamento da vida e missão da Ordem. Somos continuadores de uma longa história de mais de quatro séculos, mas não podemos viver do passado. O carisma nos é transmitido como uma experiência do Espírito que nos convoca tanto para a oração e a vida fraterna como para a missão.

É verdade que o carisma como tal está expresso em nossas Constituições. O que fazemos no Projeto de Vida e Missão é tão somente destacar alguns aspectos seus de especial atualidade. É o que chamamos Visão, podemos dizer que os agostinianos recoletos:

- Vivemos em comunidade. Para nós a comunidade é um dom que a ser celebrado e um Projeto que tentamos construir.
- Somos homens de fé e de oração. Em comunidade escutamos a Palavra e aí compartilhamos nossa experiência de Deus.
- Temos um Projeto apostólico comum. Todos nos sentimos responsáveis da obra apostólica comum.
- Vivemos com austeridade, preocupando-nos mais pelo comum do que pelo próprio. Pomos os bens em comum. Agradecemos ao Senhor seus dons e os compartilhamos com pobres e necessitados.
- Buscamos a Verdade. Temos em muito a coerência entre vida e Missão.

Estes são nossos objetivos. Para alcançá-los, revisamos nosso modo de agir e formulamos um bom número de propostas de ordem metodológica e prática, como as seguintes.

- Não deixar de fazer coisas, mas evitar o individualismo.
- Programar, executar e avaliar em comunidade.
- Ser organizados e coerentes para não ficarmos na mera teoria.
- Avaliar-nos periódica e sistematicamente.
- Compartilhar nossa Missão com os leigos.

Enfim, a revitalização e a reestruturação são um processo de conversão em comunidade. Isto exige a corresponsabilidade, que obriga a cada um a fazer o que lhe toca, ainda que, com freqüência na seja o lhe agrade. A partir da fé em Jesus a vida se faz, assim, um serviço de caridade, e os pequenos Projetos humanos nós os deixamos nas mãos de Deus.

Amigos, rezai para que possamos realizar o que nos propomos.


Miguel Miró, Prior Geral.
__________________________________________________________

Cf. http://www.agustinosrecoletos.com/blog/pt-pt/2014/08/01/nas-maos-de-deus-e-nas-nossas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário