quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

UM DIA MEMORAVEL: VISITA DO PRIOR GERAL NO LAR SANTA MÔNICA


 Dentre as diversas programações da visita oficial do Prior Geral  da Ordem dos Agostinianos Recoletos Frei Miguel Miró e seu secretario geral Francisco Javier Tello, nas missões do Nordeste brasileiro, esteve incluso uma visita ao projeto social da OAR - Lar Santa Mônica na cidade de Fortaleza.

No dia 29 de janeiro, data da visita, muito cedo as meninas e educadores se colocaram a organizar o ambiente, preparar 
a merenda e ensaiar os últimos detalhes para o grande encontro.

Às dez horas da manhã chegaram ao Lar o Prior Geral, seu secretario e o Frei Pedro, um dos membros da comunidade Agostiniana Recoleta de Fortaleza.

Iniciaram visitando todas as instalações do projeto: Casa de voluntáriosCasa Santa Mônica (acolhe as  adolescentes), Casa Nossa Senhora da Consolação (
acolhe as crianças), cozinha centralCasa Santa Rita de Cássia (residência das Irmãs Missionárias Agostinianas Recoletas) e o Centro Cultural Santo Agostinho que compõe as salas de aulas e a biblioteca.

momento mais esperado aconteceu logo após a visita das instalações, o Prior Geral e o Secretário se encontraram com as meninas acolhidas no Lar Santa Mônica, que nervosas e ansiosas os esperavam para acolhê-los, com apresentações pessoais, palavras de boas vindas e  canções em espanhol.
Em uma das canções “ Abre la puerta y entra a mi hogar...” as meninas relatavam a alegria de que na longa caminhada de visitas que o Prior Geral e seu Secretario realizaram em todas as casas do norte e nordeste do Brasil, eles tenham disponibilizado do seu tempo para conhecer um espaço tão importante e familiar para todas elas.


E sem duvida tiveram um tempinho para conversarse conhecerem, e deixarem o amor falar mais alto. Além das palavras e gestos, o que ficará é a certeza de que ela pertencem a uma grande família, onde o laço mais forte que nos une através das distancias é a abertura do coração é a oração.


Com a  canção “Somos Ciudadanos del Mundo..” as meninas demonstraram o quanto o Lar Santa Mônica é um espaço que propicia momento e condições para que elas possam sonhar com futuro diferente, com o coração aberto para acolher o novo apesar de todas as dificuldades de se adaptarem as novas regrasestilos de vida, que gera compromisso dedicação no processo de se promoverem como seres humanos.  
Longe das situações adversas da fome, da dor física e emocional, da guerra pela sobrevivência, o Lar Santa Mônica vem defender promover a vida dessas meninas para que tenham a certeza do que é a maravilha de se pertencer a uma família, que mesmo com dificuldades, busca gerar a paz e a tranquilidade que tanto necessitam para suas vidas.


Para encerrar esse momento, as palavras do Frei Miguel Miró dirigida às meninas, foi de entusiasmocoragem frente às dificuldades, e que continuem nesse projeto com essa mesma alegria e esperança que novos horizontes vão se abrir, o importante é deixar a alegria transparecer nos corações.
Depois de uma pequena merenda com todas as meninas e os educadores, o Prior Geral teve um momento para falar com a equipe do L.S.M. Nessa conversa todos os educadores tiveram a oportunidade de se apresentar, falar das suas funções e explanarem as dificuldades, alegrias, avanços e desafios para desenvolver os trabalhos no L.S.M.

Nessa oportunidade o Prior Geral e o Secretario puderam esclarecer suas duvidas, entender o processo de acolhimento das meninas e como são os tramites interno e externo que envolve todo trabalho realizado pela instituição.

As palavras finais do Prior Geral a toda equipe, foi de agradecimento pelo trabalho realizado até o momento e 
palavras de entusiasmo, que continuemos realizando nosso trabalho com toda a dedicação e doação, assim como viemos realizando nesses cinco anos de existência do Lar... ”Muitos de vocês poderiam estar em outros empregos, realizando outros trabalhos, ganhando mais do que estão recebendo no momento, porém se continuam na instituição é porque acreditam que estão colaborando para que o Reino de Deus aconteça.”  “ e empenhemos todos para que esse projeto possa continuar consolidando e dar continuidade a esse belo trabalho...”

Sem duvida esse dia é para guardar na memória, essa visita veio consolidar o que já sabíamos e esperávamos, o Lar Santa Mônica é um projeto da OAR e para que continue dando frutos de AMOR, precisamos estar unidos e empenhados para realizar esse serviço de caridade e amor ao próximo em consonância com toda a Ordem.








Nenhum comentário:

Postar um comentário