segunda-feira, 12 de março de 2012

CARNAVAL 2012 NO LAR SANTA MONICA


O Brasil é conhecido mundialmente pelo seu Carnaval e há poucos dias temos vivenciado essa festa aqui.

Durante alguns anos, a Igreja Católica aconselha a viver um carnaval religioso, e assim fizemos. A Família Agostiniana de Fortaleza viveu um carnaval diferente na segunda e terça-feira, quando alguns seminaristas e religiosos estiveram no lar Santa Mônica trabalhando e dividindo o tempo com as meninas em um sentimento de família fraterna. Carnaval é alegria, e a alegria foi a regra geral para todos.

Na terça-feira, depois de trabalhar até as 14h, e depois de comer e tomar um bom banho, quatro Agostinianos Recoletos, seis seminaristas, 21 meninas e três trabalhadoras, organizaram uma festa singela, colorida, simples e cheia de risos, para celebrar um carnaval diferente no parquinho do Lar, como se o Sambódromo do Rio de Janeiro fosse ali.

As meninas aproveitaram as roupas velhas e brilhantes que puderam encontrar, com o rosto pintado com listras simples ou estrelas e uma máscara que acabou esquecida no chão, não pararam de dançar, brincando e rindo com todos. Seminaristas em solidariedade com a coordenadora do Lar pintaram em suas camisas a frase:“Bloco kD Luiza” e com muita alegria foram animando o ambiente até ficarem esgotados com a vitalidade das meninas. Alguns colocaram em suas cabeças uns chapéus que retiraram dos mais diversos lugares. Não importava aspecto exterior, não importava correr, subir em árvores, se sujar com espuma ou receber chuva de confetes, só importava desfrutar esse momento, que foi um presente de Deus. Comer pipocas nos permitiu continuar depois de uma pausa. Alguns minutos de descanso para comer uns sanduíches de cachorro-quente e um copo de suco foi bom para dar uma trégua para o contentamento incansável das meninas.





E quando a noite já se aproximava, um sorvete delicioso de chocolate e baunilha encerrou o carnaval. Depois de abraços e despedidas aos pés da Kombi, as meninas voltaram para as casas do Lar Santa Mônica longe do barulho das farras do mundo; os seminaristas voltaram para o seminário atravessando uma cidade de contrastes: ruas desertas e também ruas lotadas de gente correndo para aproveitar as últimas horas do Carnaval entre danças e bebidas.

E na quarta feira de cinzas, tivemos um bom começo de Quaresma ouvindo o convite à conversão com o espírito preparado.

Viver Deus no quotidiano faz-nos sentir a sua presença em cada irmão, cada criatura, sabendo que desfrutar o que Ele nos oferece é a resposta certa para o seu chamado.













Nenhum comentário:

Postar um comentário