segunda-feira, 26 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER NO LAR SANTA MONICA



8 de março, Dia Internacional da Mulher. Poucos dias antes o Lar Santa Monica divulgou na internet  convites para a festa que queria ser realizada em honra as muitas mulheres da casa. Cada um tinha os seus planos e na hora “H” poucos foram os que vieram: era uma quinta-feira de trabalho e a celebração foi na parte da manhã (as meninas têm suas aulas de tarde). Mas aqueles que participaram tiveram uma jornada simples, profunda e viva, em homenagem às mulheres, sobretudo para as meninas que começam a ser mulheres no Lar Santa Mônica.
            Não houve reclamações ou bandeiras, ninguém gritou pelos direitos negados, ninguém pediu por igualdade, nenhuma punição, nenhum apelo foi feito às leis ou declarações sexistas. Nossa festa foi simplesmente religiosa e humana.   
            Na casa Nossa Senhora da Consolação começaram os ensaios para os cânticos da missa. Frei Alberto, que estava no teclado, procurava orientar e afinar o coral formado pelas meninas. Quando chegaram os convidados e “todos da casa”, iniciamos a Eucaristia que foi presidida pelo Fr. José Luis Villanueva e concelebrada por outros quatro Recoletos. A procissão de entrada foi simples, duas meninas do LSM levaram flores e a imagem de Nossa Senhora, a Mulher com M maiúsculo, modelo para todas as mulheres.
Com uma liturgia pedagógica, Fr. José Luis apresentou a mulher e sua dignidade às meninas do LSM de modo positivo, alegre, animado. Celebração agostiniana recoleta em todos os detalhes. O profundo mistério de dar a vida sendo mulher tem suas luzes e sombras, mas são muitas as esperanças de um mundo melhor a partir da ternura, da maternidade e da vida.
As preces espontâneas foram a prova de que a mensagem tinha sido transmitida. Os Cânticos foram entoados com mais vontade, pois Deus já estava conosco no pão e no vinho. Um emocionante poema e a consagração a Nossa Senhora finalizaram a celebração da Santa Missa, ato central no qual todos fomos “homenageadores” e homenageados.
            Em seguida, foi distribuído o poema e uma rosa branca para todas as mulheres e assistimos a duas pequenas peças de ballet clássico. E da casa de Nossa Senhora da Consolação fomos para a casa de Santa Monica para um delicioso café da manhã, doação de uma padaria que também  fez uma homenagem a este pequeno grupo de mulheres olhando para a frente com um sorriso que antes não era possível. Sobrou de tudo: salgadinhos, refrigerantes, panettone, bolo, doce e, principalmente, sobrou alegria, fraternidade, abraços e até mesmo alguma travessura das meninas com os convidados... Mas nesse dia tudo foi permitido.
 .                                                                                                         
Mais uma vez a família Agostiniana Recoleta celebrou as datas importantes no ritmo do calendário, mas ao nosso estilo. E o nosso estilo é esse: semear as sementes do Evangelho onde a Igreja necessita. E essas meninas do LSM são uma parte da Igreja que clama em seus corações pelo amor, tão necessário em nosso mundo; E esse foi o objetivo da celebração com e para essas mulheres em seu dia.








Nenhum comentário:

Postar um comentário