quarta-feira, 15 de agosto de 2012

DIÁRIO DE BORDO DOS VOLUNTÁRIOS DA ESPANHA – 4º


Parece que foi ontem quando chegamos e já passou uma semana... o tempo aqui passa muito rápido ... e o melhor é que não temos para ficar entediado.
Sexta pela manhã fomos com as meninas no Intervalo, uma das instituições que compõem o CEU, que treina crianças e jovens através de atividades de lazer e de circo. Lá vimos um pequeno museu e depois fomos pintar e jogar. Mas, meu Deus como elas não se contentam com pouco: subindo em umas cordas para se balançar, gritando para que as ajudássemos a subir, por causa da suas estaturas baixa, ou em uma rede com a tia Marisol esmagando-a e dando gargalhadas... que alegria ouvir suas risadas ... mas é as olhamos e são tão pequenas...
E a tarde, depois do colégio, passaram todo o tempo cantando as musicas em espanhol que lhes ensinamos.
Houve também uma sessão de cinema... que alegria! O Frei monta um cinema em casa, com um projetor e a tela é a parede. Todas se colocam abaixo, o mais perto possível para ver o filme... e com um montão de pipocas que fizeram as mães sociais e as meninas não paravam de comer....
 É super emocionante, ver que todas querem estar conosco, sentar se em nossas pernas... na verdade as que temos o privilégio de desfrutar-las somos nos nós- No final, muitos caíram no sono e quando o filme terminou quase não havia nenhuma maneira de levá-las para a cama.
Sábado foi também um grande dia. Uma vez por mês as meninas vão para o seminário Santo Agostinho para aproveitar de um dia de diversão na piscina. Como se divertem! ... assim que chegam começam a se atirar... ... e a maioria quase não sabem nadar elas quase não sabem nadar... mas a ilusão é tão grande que o medo desaparece. Claro que, continuamente chamando para que as levem    para a piscina. Parecíamos uma árvore de Natal porque levávamos no mínimo de três, um em cada braço e um nas costas. Cada dia eu percebo o quão pouco precisamos para ser feliz. Foi um dia fantástico, apenas "mortos" e ainda assim acho que elas estavam atrás de recarregar as baterias, porque elas continuaram brincando na piscina.
O dia também foi muito agradável porque tivemos a sorte de despedir do Frei Santiago estava saindo para o seu novo destino -  Manaus, depois de passar seis anos em Fortaleza. É incrível que nas palavras de despedida ele estivesse sorrindo de orelha a orelha e aceitando a decisão com a máxima obediência.. quanto nos custaria  deixar tudo: casa, amigos, trabalho ... para começar em um lugar que não se conhece. E ele FELIZ.
E domingo foi um dia muito especial.  Já desde a manhã, igual ao sábado, se nota a diferença: primeiro à hora de levantar (muito cedo) e depois como se põem bonitas para irem à missa. Desde o melhor festivo “rendado claro”, até pentear e pentear de novo, com um montão de piranhas e ligas. Mas o melhor é como nos divertimos com elas. Gostaria de levá-las todas em Arnedo para aprendermos com a sua espontaneidade como elas espontaneamente perguntar o que sai de seus corações e sem nenhuma vergonha e cantam e esses ritmos e gestos. O Frei tem que as cortar (conversa), se não chegaríamos a hora da comida e ainda estaríamos lá.
Ao retornar, na hora da comida muitas estavam nervosas, porque a tarde seria muito emocionante, porque era o dia de visitas da família e ai a alma fica sobrecarregada quando chega a hora e vês que a sua não chega. Das 21 meninas apareceram apenas seis famílias, e alguns deles melhor tivesse vindo...
Como elas, também nossos olhos ficaram cheios de água ... Agora eu percebo o quanto é importante um abraço e pode curar, e esse é remédio que mais estamos nos ensinando.
Continuação ...

Um comentário: