Desde janeiro deste ano até o mês de
julho,foram registrados 52 homicídios no bairro da Barra do Ceará. A grande maioria destas mortes são devido a assassinatos encomendados por traficantes de drogas que operam na área: a disputa sobre o território de venda de drogas, dívidas não pagas pelos usuários ...Esta é a triste realidade da vida cotidiana e é também o que confirmam as estatísticas. De onde é que nasce tanta violência? Certamente de um complexo de fatores: falta de educação, de espiritualidade, de oportunidades ... e em todos os casos, na base, a desigualdade social, ou, se você preferir, a injustiça social.
Além disso, o estudo cita a cidade de Fortaleza: é a segunda cidade, atrás somente de Goiânia, mais desigual de toda a América Latina, e também a cidade com o menor PIB por pessoa.
Sinceramente, às vezes temos vontade de sair correndo. Menos mal que ainda escutamos no Evangelho: “Avancem para águas mais profundas e lancem as redes”... as águas da favela, da violência, da pobreza, da desigualdade... e aí estamos, em nome de Jesus, pescando e resgatando o homem por inteiro, e são somente sua alma.
Recomendamos a leitura de:
Na terra do Real: Fortaleza desigualdade social
http://ultimasonline.com/opiniao/29-opiniao/1626-na-terra-do-real-fortaleza-bela.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário