quarta-feira, 4 de abril de 2012

FESTIVAL BENEFICENTE NA ESPANHA


Olá a todos os nossos amigos sócios e  colaboradores da ONG Ayudafortaleza!
Como foi anunciado, chegou a  sexta-feira 27 de Janeiro,  dia em que nós celebramos o 1º primeiro Festival Beneficente em favor do Lar Santa Mônica. Às 5 horas da tarde, depois das touradas, nos encontramos no auditório do Conservatório de Música de Getafe.
 As preparações foram um pouco estressantes, pois  tivemos problemas com equipamento de som e reprodução de música, problemas que foram resolvidos graças à generosa ajuda de Jesus, que trabalha na manutenção do Conservatório, e que apesar de não estar de serviço, resolveu todos os problemas técnicos; e a Paco, que teve o cuidado de controlar aparelhos de som e de iluminação do auditório.

Às 18:30  abriram as portas da sala para o grande número de pessoas que esperavam  entrar para pegar um bom lugar, pois nos bilhetes de entrada não havia marcado o número dos assentos. Todos os ingressos foram esgotados dias antes da data do festival, e só foi possível vender os ingressos daqueles que desistiram porque realmente não puderam comparecer.

 Havia espaço para todos nos dois andares do magnífico auditório .
 O Festival foi maravilhosamente apresentado por Alejandra Contreras, que apesar da sua juventude, tem uma vasta experiência neste ramo.

Começou com uma apresentação feita pelo presidente da ONG Ayudafortaleza Manolo Recio, que em um breve discurso reproduzido abaixo, justificou e explicou o porquê do Festival.

Boa tarde a todos! Sejam bem-vindos a este  Primeiro Festival Beneficente em favor do Lar Santa Mônica.

Em primeiro lugar e em nome do Conselho, agradecemos a todos que fizeram este festival, especialmente aqueles que estão vindo para agir livremente e generosamente, e também a todos que nos apoiaram através de e-mails, Facebook e pessoalmente, bem como aqueles que ficaram na linha de frente.
Como quase todos vocês sabem,  o Lar Santa Mônica é um projeto da província de São Nicolau de Tolentino da Ordem dos Agostinianos Recoletos, e cujo objetivo é realizar um lar para proteger  crianças e adolescentes que foram abusadas e exploradas sexualmente ou estavam em situação de risco.
 Localizado na cidade de Fortaleza no Brasil, está atualmente com duas casas de acolhida funcionando nas quais já  passaram mais de 40 meninas.

Nossa associação tem como objectivo apoiar este projeto desde aqui, tanto materialmente  quanto em termos de sensibilização sobre o flagelo da exploração infantil, especialmente a sexual.

Hoje cumprimos com esses dois objetivos, já que com o seu donativo recebemos um saco de sementinhas solidárias, que darão muitos frutos de esperança ali, onde é mais necessário. Além disso, queremos conscientizar vocês de quanto é necessário nossa ajuda e apoio às meninas do Lar Santa Mônica e para todos os que trabalham lá para dar a essas meninas um futuro mais decente. 
Os 150 membros da nossa associação, convidam  você a se juntar também a nós, tornando-se  sócios, e podem ser sócios, com uma quota de apenas 10 euros por trimestre, representando 10 centavos ao dia.


Obrigado novamente a todos, e nós esperamos que vocês  se divirtam bastante.


O festival propriamente dito começou com uma performance do grupo de teatro "Regato", que é liderado por Amparo Casanova, e que interpretou o sainete chamado de “Un palillo para el diente”( algo como um palito para o dente), que fez rir com jovens e idosos com as peripécias de  Ramiro, a garçonete, Erineo e Lisarda, Piluca e Picio, que giram em torno  das virtudes e benefícios dos palitos para os dentes  que são muito bons para o pulmão e também para o bolso... deixe o cigarro e  pegue um palito.
 As seguintes ações ficaram ao cargo das meninas da escola de dança de Leganes Susana Serrano.
 Primeiro se apresentou Sol Mier, que dançou umas alegrias.  Depois  se apresentou Zaidy Vaca. Em seguida, um grupo de dez meninas interpretou um ballet de   dança clássica. Para terminar, Sol y Zayd dançaram com umas “batas de cola”. 
Então chegou a vez do coro da nossa paróquia, a paróquia de Nossa Senhora de Buenavista. Este coral foi criado há mais de sete anos pelo Padre Alberto Moreno, que atualmente dirige o Lar Santa Mônica. Há mais de três anos é liderada por Paloma Sotero, que graças ao seu árduo trabalho alcançou ótimos resultados, que são elogiados e apreciados cada vez que cantam  em nossa igreja ou em atuações especiais, como em recitais para o Natal, que já é uma tradição.
Foi realizado um recital de música melódica, acompanhados na guitarra por Manolo Gomez, que é o autor de uma das músicas que interpretou o coral. O que mais agradou ao público foi “El eco de Dios”.
Para encerrar o festival, contamos com a maestria de Elena Diaz e Julio Sanchez, que com seus truques fizeram todos desfrutar da magia de “Mayúsculas” e do humor saudável de suas hilariantes piadas.
Fizeram mágicas com cartas, fios, lenços, ovos "cheios e vazios", adivinhação, e até envolveram o público com as tecnologias de  transposição de objetos.

Às 21:15, mais de duas horas após o início, Alejandra Contreras disse adeus a todos os participantes e agradeceu em nome da ONG Ayudafortaleza todos aqueles que tornaram possível  este 1 º Festival Beneficente em favor do Lar Santa Mônica. Em especial os participantes, a direção e equipe do Conervatório Profissional de Música de Geafe.

Bom,  e ao final estarão pensando “quantas doações conseguimos?”Pois mais uma vez fomos  inundados pela generosidade de vocês, porque como eu disse no início, foram compradas  mais de 400 entradas além dos que compraram e não foram. E entre as doações, recebemos 1.394 euros, que vão para a conta do Lar Santa Mônica.
Ah! E na Campanha do presente dos Reis Magos, para comprar o material escolar das meninas acolhidas na Instituição e dos meninos que participam dos projetos sociais em Fortaleza, obtivemos 1.700 euros, que também já enviamos à conta do Lar Santa Mônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário