terça-feira, 4 de julho de 2017

A VIOLÊNCIA QUE NOS ENVOLVE

     O Lar Santa Mônica sabe muito bem o que significa a palavra "violência". Todas as suas acolhidas tem sofrido de um modo ou outro a violência nos seus corpos e/ou nas suas almas. Mas de onde vem tanta violência; por que numa sociedade como a brasileira encontramos tanta violência nas ruas, nos lares...? 
     No passado 3 de julho o Diário do Nordeste publicava uma interessante e bem documentada matéria titulada: VIOLÊNCIA NO PAÍS TEM NÚMEROS COMPARÁVEIS AOS DE GUERRAS. Apenas se fazia eco da violência que gera mortos, sem nomear outros tipos de violência. Os dados que traz são aterradores: 59.000 assassinatos a cada ano no Brasil.
     Estas cifram poderiam ficariam só para a hemeroteca, sem maior relevância, se não fosse porque não são cifras sem rostro. Podemos colocar rostro e nome a muitos desses assassinados e suas famílias, a tantos que são roubados, assaltados no meio da rua,  no ônibus a caminho de casa, a tantas mulheres espancadas e crianças maltratadas.
     Tanta violência por que? sem duvida é a falta de Deus na vida, a falta de valores que ajudem a pessoa a transcender-se e a evoluir desde o melhor que encontra em si mesmo. Mas a sociedade tem sua culpa sim! A injustiça, a falta de oportunidades para todos, a desigualdade social... sem saúde, sem educação e cultura de qualidade para todos faz que a nossa sociedade caminhe rumo a autodestruição, criando indivíduos que não sentem o bem comum como o seu próprio bem, porque também a sociedade não oferece para todos os mesmos bens.
     Precisamos de mais justiça social e de mais igualdade se queremos que a violência comece diminuir. Criando muros, prisões, centros educacionais pra infratores... só conseguimos aumentar a desigualdade. Mais escolas de qualidade, mais postos de saúde e hospitais com recursos, mais cultura nas ruas, mais bibliotecas, mais teatros e cinemas abertos, mais campos de esporte... e o Brasil deixará de estar em guerra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário