sexta-feira, 14 de julho de 2017

VOLUNTARIADO É UMA VIA DE MÃO DUPLA

visita na casa de uma das acolhidas do LSM
Faz pouco que temos regressado na Espanha apos ter passado umas semanas no Lar Santa Mônica e já estamos com saudades!


Este tem sido o meu quinto ano como voluntária no LSM, lugar mágico que cativa. Lembro que quando frei Alberto nos apresentou o projeto LSM alguma coisa dentro de mim gritou forte e desde o primeiro momento me apaixone por esta missão. Quando cheguei aqui por vez primeira no ano 2012 soube que o Lar permaneceria sempre no meu coração.


Ano apos ano, tenho tido o privilegio de voltar aqui, mas os sentimentos não mudam; eles são doces e amargos. Doces porque sei que no Lar Santa Mônica estas crianças recebem de volta uma vida roubada e um futuro e amargos porque conhecemos a triste historia que carregam.


povo de rua
fabela da Barra do Ceara
Todos os anos visitamos as famílias de algumas das meninas e podemos comprovar como as coisas não melhoram. As casas continuam sendo barracos de papelão o de tijolo sem reboco e sem piso, o fedor e a sujeira… e o pior de todo e que mais doe, como se acomodam a viver nessa miséria. Doe pensar que as meninas acolhidas agora no Lar Santa Mônica tem morado nesses ambiente tão desumanos. Me impressiona também todas essas mulheres que são atendidas no CAPSA na Barra do Ceará: a fome com que recebem o sopão, a cesta básica que recebem com imensa gratidão porque será isso que salve um pouco a despensa desse mês. 

Mas, quando voltamos para o LSM voltamos a ver a luz. Porque se alguma coisa o LSM nos oferece é vida , carinho, preocupação pelas crianças, dando esperança e promovendo um futuro digno. Sempre da para sentir essa magia neste lugar maravilhoso que eu chamo “o paraíso”
Vista aérea do LSM


Tem passado cinco anos e as meninas que conhecemos crianças são hoje adolescentes. Ano apos ano as temos visto crescer! É tão gratificante observar como já esta adquirindo os valores verdadeiros da vida: ganhando em autonomia, trabalho, estudo, responsabilidade, construindo o seu futuro… e as mais pequenas da turma, brincando e recuperando a infância que lhes foi negada. 


Sempre falo estas meninas são um exemplo para minha vida de coragem e superação. Elas tem-me ajudado a valorizar muito mais a minha vida, especialmente as coisas simples. Descubro que no ter não se esconde a felicidade mas nos abraços, nos sorrisos, nos olhares… O que eu como voluntaria ofereço é nada comparado com tudo o que estas crianças tem-me dado ate agora. Por isso, a cada ano quando chega o tempo das ferias na Espanha só penso em voltar para o Lar Santa Mônica ficar com nossas meninas.


Obrigado, meu Deus, pelo Lar Santa Mônica, esta família maravilhosa que cuida delas todos os días do ano. Obrigado, mais uma vez, por ter colocado esta obra de Deus no meu coração e permitir-me voltar a cada ano.


Um comentário:

  1. Bravo por esas valientes y solidarias trabajadoras voluntarias de Arnedo.

    ResponderExcluir